terça-feira, 18 de outubro de 2011

LUIZA ALZIRA SORIANO TEIXEIRA - PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL

                  O Tribunal Eleitoral do Rio Grande do Norte cita Luiza Alzira Soriano Teixeira como a primeira prefeita do Brasil. Em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições pelo Partido Republicano, no município de Lages, naquele Estado. Venceu o pleito com 60% dos votos. Tomou posse em 1º de janeiro de 1929, quando também se tornou a primeira mulher a assumir o cargo na América do Sul. Todavia, ela foi eleita mediante nomeação do governador, como previa a lei naquela época. Com a Revolução de 1930 perdeu o mandato por não concordar com as exigências do governo Getúlio Vargas.Ela nasceu em Jardim de Angicos, RN, no dia 29 de abril de 1897, e faleceu em Natal, no ano de 1963.
             Casou-se em 29 de abril de 1914, ao completar 17 anos, com Thomaz Soriano de Souza Filho, jovem Promotor pernambucano, com quem teve três filhas.
             Fez apenas o curso básico, mas doutorou-se na vida, engajando-se em movimentos minoritários, participando da carreira política do seu pai, o coronel Miguel Teixeira de Vasconcelos, e acompanhando de perto o trabalho do marido, , de quem ficou viúva aos 22 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário